Skip to content

Taça de Portugal IGP 2023 – CACIT

Nos dias 5, 6 e 7 de maio decorreu a prova rainha da modalidade em Portugal, que teve o apoio do Clube Português de Canicultura, da Câmara Municipal de Águeda, do Recreio Desportivo de Águeda, da Barkyn, da Castle Dog Hotel e o fulcral apoio da RADDOG.PT com a cedência do material de prova.

Esta edição contou como Juízes o Exmo. Sr. Arnold Kivágó (Hungria) e o Exmo. Sr. Cláudio Nogueira (Portugal), aos quais, não obstante já o termos feito pessoalmente, muito agradecemos a entrega, disponibilidade e contributo levado a cabo para as avaliações realizadas debaixo de chuva, vento e sol, assim como os largos Km percorridos, obrigado!

O dia 5 iniciou-se com a inspecção veterinária por parte do Dr. Rafael Pires, cuja disponibilidade e colaboração muito agradecemos, seguindo-se os treinos oficiais e ao final do dia foi realizado o sorteio dos dorsais e consequentes horários para a competição.

Sendo um evento a ser realizado em Águeda e dada a colaboração da CM Águeda solicitamos a cedência dos sobejamente conhecidos guarda–chuvas coloridos e usamos os mesmos como itens do sorteio.

No dia 6, pela manhã, foi realizada a disciplina A (Pistagem) em Montemor-o-Velho nos terrenos gentilmente cedidos para o efeito por parte do Sr. Valdemar Carajoinas, desde já o nosso muito, mas muito obrigado pela disponibilidade e ajuda.

Esta disciplina teve como responsável pelas pistas o Sr. José Campos que com a sua mestria e conhecimento em muito contribuiu para o bom desenrolar dos procedimentos necessários à competição, e os 2 traçadores, Sr. Alexandre Miranda e o Sr. Hugo Oliveira, que de forma eximia traçaram as pistas que possibilitaram aos juízes a avaliação dos trabalhos apresentados nas melhores condições possíveis.

Durante a tarde, já no estádio municipal de Águeda realizaram-se as avaliações das provas FCI BH/VT e CPC TS assim como se realizou a avaliação dos 2 figurantes nacionais que se propuseram a ser selecionados.

Foi ainda realizado um jantar de confraternização com algumas dezenas de entusiastas da modalidade.

No dia 7 foi possível assistir no estádio às performances dos 2 concorrentes na prova FCI IGP1 e dos 13 de FCI IGP3 nas disciplinas B (Obediência) e C (Protecção), a gestão das entradas contou com a colaboração do Sr. Alexandre Miranda e os Juizes tiveram como auxiliares de avaliação na disciplina C (Protecção) em FCI IGP1 o Sr. Steve Van Ingen e em FCI IGP3 na primeira fase o Sr. Jonay Aleman e na segunda fase o Sr. Hugo Oliveira os quais não só proporcionaram momentos de espetacularidade visual como auxiliaram com as suas excelentes performances as avaliações dos Juízes.

Foram realizadas “entrevistas” aos intervenientes com o intuito de dar voz, recolher opiniões e feedback sobre o evento e a modalidade, as quais podem ser consultadas na página do Facebook da subcomissão.

Realizou-se uma cerimónia de entrega de troféus com um desfile por equipas e foram entregues lembranças a todos os participantes e troféus aos lugares dos pódios, assim como ao Campeão Nacional.

Atribuímos ainda o reconhecimento ao rookie do ano (vencedor da prova FCI IGP1), e à melhor performance em cada uma das disciplinas.

Foi ainda atribuído um troféu “Escolha dos Figurantes” ao cão escolhido pelos figurantes de acordo com a opinião destes.

De forma singela, através do patrocínio cedido pelo restaurante Cidade das Pétalas premiamos a melhor claque!

 

Os resultados detalhados estarão publicados quer no site da modalidade quer na página do Facebook.

Da edição da Taça de Portugal IGP 2023, é possível concluir que foi a Taça mais participada de sempre no grau máximo e que pela primeira vez existe a hipótese de o CPC/Portugal ter uma equipa completa (5 membros) no Campeonato do Mundo da modalidade.

Assim como é possível concluir que a modalidade teve um crescimento notável. Se utilizarmos a Taça de Portugal como indicador e for feita a comparação com o último evento pré-pandemia, em 2019, em que participaram 2 cães no grau máximo tal representa um crescimento de 650%.

Comparativamente com 2022 representa um aumento de 185%, dado que nesse ano participaram 7 cães no grau máximo.

Ao longo do evento foram muito os que contribuíram para o bom desenrolar do evento, desde a ajuda com o sistema sonoro, aos elementos do grupo para a disciplina B (Obediência), a fotografias, filmagens, colocar tenda/insuflável e todas as outras inúmeras tarefas, a todos, muito. mas muito. muito obrigado.

Não podemos não deixar de agradecer uma vez mais aos praticantes da modalidade que quiseram participar no evento, assim como a todos os entusiastas e demais público que ao longo do evento estiveram no estádio em número deveras considerável. Obrigado!

Nos próximos dias serão publicadas fotografias de todo o evento.

Fotografias e entrevistas:
https://www.facebook.com/IGP.IFH.Portugal
https://iporciportugal.wordpress.com

Por: Marco Oliveira, Subcomissão IGP/IFH