Skip to content

Todos pela Ucrânia

Comunicado

O Clube Português de Canicultura partilha o sentimento mundial de repúdio face à terrível situação de guerra na Ucrânia e ao destino dos muitos canicultores que lá vivem. Preocupa-nos também o destino dos refugiados que diariamente deixam as suas casas com poucos pertences, mas sem abandonar os seus amados cães. Muitos encontram-se já a caminho do nosso país.

Desde a primeira hora, juntámo-nos ao apelo da Federação Cinológica Internacional (FCI) na criação de um fundo solidário para ajudar os criadores Ucranianos, para o qual contribuímos de forma substancial. Apraz-nos registar que o movimento de apoio internacional através dos Clubes de Canicultura da FCI tem sido excelente, estando esse fundo já operacional para dar ajuda direta aos mais necessitados.

Entendemos, no entanto, que contribuirmos apenas para esse fundo da FCI não é suficiente e que muito mais pode, e deve, ser feito para aliviar o sofrimento dessas pessoas e dos seus animais de companhia.

Consideramos que também é a nossa missão e a dos canicultores portugueses, contribuir de forma mais direta para criar canais de ajuda e de apoio aos cães da Ucrânia.

A Direção do CPC já criou uma conta solidária, CPC PELA UCRÂNIA, para a qual irá já transferir 10.000€ e para a qual irá canalizar todas as doações que venham a ser feitas através de campanhas específicas de recolha de fundos ou provenientes de ações de voluntariado. Em breve, tornaremos pública a forma de contribuir para essa conta.

Muitos mais planos estão a ser postos em marcha, para os quais queremos poder contar com a ajuda de voluntários de todo o nosso país, nomeadamente, na recolha e entrega de ofertas de ração e de outros bens essenciais para os cães.

Agrada-nos registar que, mesmo antes dessa divulgação do nosso projeto, a adesão à nossa ideia e de a pôr em marcha, tem sido extraordinária, pelo que estamos certos de que a curto prazo poderemos estabelecer um verdadeiro canal de ajuda aos canicultores que irão mais precisar de nós.

Impressionam-nos as imagens que vemos diariamente nos nossos ecrãs de televisão e observar o carinho e respeito que os ucranianos mostram ter pelos seus companheiros de quatro patas.

VAMOS TODOS AJUDAR OS CÃES DA UCRÂNIA

A Direção do Clube Português de Canicultura
15 de Março de 2022

Carla Molinari
Carlos Mocho
Eduarda Sousa Pires 
Francisco Salvador Janeiro
Pedro Marques Rodrigues

Visite a nossa página no Facebook “Todos pela Ucrânia” onde serão feitas todas as atualizações.