Skip to content

Porquê escolher um criador através do Clube de Canicultura?

NOTA: Tradução de “Why choose a Kennel Club Breeder” – Committee for Health and Welfare da Federação Cinológica Internacional (FCI).

Porquê escolher um criador através do Clube de Canicultura?
» A atividade atrás da criação
» Registo de cachorros
» Exames de saúde

Criação de cães

A criação de cães é a cruza propositada de um cão e de uma cadela, com o intuito de ter cachorros, assim preservando a raça. A criação de cães herdou uma reputação negativa nos últimos anos devido à existência de criadores irresponsáveis, à criação intensiva e ao comércio ilegal de cachorros.

No entanto, os criadores responsáveis cuidam apaixonadamente e profissionalmente da sua raça e dos cachorros que criam; contentes por dar todo o tempo, dinheiro e cuidados necessários de maneira a criarem cães de forma responsável, para que os cachorros tenham uma vida feliz e saudável.

A criação profissional e responsável exige conhecimentos complexos. Os criadores devem compreender a biologia e a reprodução dos cães e da(s) raça(s) que procuram preservar.

Os criadores têm de saber como manter e criar cães para garantir a sua saúde e bem-estar. Nutrição, desenvolvimento biológico, comportamental e exames regulares de saúde desempenham um papel vital nesse sentido.

Criar não é apenas dar à luz uma ninhada. É também saber selecionar cuidadosamente os dois cães para o acasalamento. Para tomar uma decisão responsável, também é preciso ter conhecimento.

O que é um Clube de Canicultura?

Um Clube de Canicultura é uma organização dedicada que engloba todas as atividades relacionadas com a criação registada num país. Um Clube de Canicultura regula os requisitos de criação, gere o Livro de Origens (LO) e emite Registos no LO.

Defendem e educam sobre a criação profissional de cães de raça pura. Também organizam outras atividades relacionadas a cães, como exposições caninas, eventos desportivos caninos, provas e concursos, entre outros.

Em acréscimo, tentam promover e aumentar a conscientização sobre a tutela, o cuidado e o bem-estar responsável de cães, com a ambição de serem os defensores mais eficazes dos cães de raça pura nos seus respetivos países, ao mesmo tempo que salvaguardam a pureza do conjunto genético das raças puras.

Muitos Clubes Nacionais são membros da FCI (Fédération Cynologique Internationale), que é a maior organização internacional líder em todas as matérias relacionadas com cães de raça. Com uma variedade de atividades atendendo a todos os interesses, os Clubes de Canicultura são as entidades cinológicas para todos os amantes de cães.

A história da criação de cães

A FCI reconhece mais de 350 raças de cães em todo o mundo. Muitas delas têm origens históricas que datam de centenas e milhares de anos. Os cães têm estado ao lado dos humanos, realizando várias tarefas durante milhares de anos, sendo este um dos motivos pelos quais os cães são uma espécie tão bem-sucedida e respeitada.

Os humanos criaram cães seletivamente ao longo da história da domesticação, para produzir cães com características específicas, por exemplo, para auxiliar na caça, no pastoreio e na guarda. Os humanos descobriram que, se os cães pudessem ser criados para características específicas, a sua prole também teria essas características, o que ajudaria ainda mais na sobrevivência dos humanos.

A criação seletiva é o procedimento de criação de cães propositadamente selecionados, com o objetivo de produzir e preservar certas características físicas e comportamentais, condições de saúde, habilidades e aptidões para realizar tarefas únicas.

A criação de cães com o objetivo de reforçar uma habilidade única de determinada raça tem sido usada durante séculos para ajudar a sociedade, como é o caso dos cães-polícia, cães de busca e salvamento, cães farejadores, cães de assistência social, cães-guia para cegos, etc. A criação e a formação de raças de cães não foi um ato aleatório, e sim, uma atividade bem planificada e ponderada.

Depois de centenas de anos, as maravilhosas raças de cães que vemos nas exposições ou em eventos caninos de hoje em dia, não aconteceram por acaso. Cada raça levou anos de planeamento e de trabalho apaixonado de criadores dedicados, que continuou através dos tempos.

Devido ao desenvolvimento técnico e à mudança de estilo de vida, algumas das funções dos cães foram substituídas por tecnologia, razão pela qual muitas raças estão em extinção, sendo que algumas delas já deixaram de existir.

Os Criadores que criam com o objetivo de preservar raças de cães são geralmente amadores com um conhecimento profundo de criação.

De que se trata a criação de cães?

A criação de cães para criadores responsáveis é uma questão de paixão, experiência e compromisso. O núcleo da atividade é preservar e manter a raça para as gerações futuras por meio da seleção. Não é algo considerado levianamente ou feito por capricho. É um trabalho de amor pela raça escolhida

Exige compromisso e responsabilidade solenes, porque envolve trazer seres vivos a este mundo, que continuarão a ter um impacto na vida das famílias das quais farão parte. Parte arte e parte ciência. Pode ser muito demorado, caro e, em alguns casos, doloroso e nunca deve ser visto como uma fonte de rendimento.

Os Criadores Responsáveis investem o seu tempo para garantir que produzem cachorros saudáveis e sãos por meio da combinação correta dos pais, realizando testes genéticos quando necessário e fornecendo o ambiente certo para os cachorros, para que estes sejam devidamente cuidados e socializados.

Quem deve criar cães e porquê?

O objetivo de um criador responsável deve ser a preservação e o aprimoramento da raça, com a preservação da saúde e do bem-estar canino, o que exige conhecimento.

Conhecer o estalão da FCI da sua raça escolhida, entender como identificar e lidar com doenças geneticamente hereditárias e problemas de saúde, investir tempo e ganhar experiência por meio da observação, são todos fatores essenciais.

Sem um estudo aprofundado, anos de experiência na raça escolhida ou sem a orientação de um mentor, é impossível saber ou imaginar o objetivo final quando se trata da criação. É por isso que a criação deve ser cuidadosamente considerada e pensada de antemão.

Porquê escolher um criador registado no Clube de Canicultura?

É essencial distinguir entre dois tipos de criadores: Criadores Responsáveis e Criadores sem escrúpulos.

Os Criadores Responsáveis são o tipo de criadores que alguém deve procurar ao comprar um cachorro. A sua razão para criar uma ninhada de cães é motivada pelo aprimoramento, pela preservação e promoção da raça.

Os criadores sem escrúpulos veem a criação apenas como uma fonte de rendimento. Devido à pura motivação financeira, os criadores sem escrúpulos ignoram as necessidades dos cães, o que leva a inúmeros problemas de bem-estar e comportamento no futuro.

Isto não invalida que os Criadores Responsáveis cobrem pela venda dos cachorros para cobrir os custos de criação de uma ninhada, mas a diferença é que não o fazem apenas para receberem lucro ou para ganhar a vida.

Um Criador Responsável não quer apenas vender um cachorro, mas também garantir que o bem-estar futuro dos cães vindos do seu canil e afixo seja garantido. Querem ter a certeza de que os cães irão para lares onde recebem amor, onde os novos proprietários conhecem e compreendem as características, o temperamento e a natureza dessa raça. Para além do amor, os novos proprietários devem ser capazes de fornecer um ambiente adequado para os cachorros crescerem e viverem.

Isso geralmente significa que os Criadores Responsáveis examinarão os possíveis novos proprietários e podem ter uma lista de perguntas mais longa, comparativamente à lista que os possíveis proprietários têm para o criador.

Isto também significa geralmente que o novo proprietário pode ter que esperar por um cachorro, pois um Criador Responsável tende a criar um número limitado de ninhadas por ano.

Um Criador Responsável também terá um conhecimento profundo da raça e ficará feliz em responder a quaisquer perguntas e ajudar a fornecer ao novo proprietário recursos para as suas pesquisas sobre a raça.

Os Criadores Responsáveis irão encorajar o novo proprietário a conhecer os cachorros junto da sua progenitora e possivelmente, os outros cães da casa. Essa situação é perfeita para observar a interação dos cachorros e para ter uma ideia de como se comporta um cão adulto e dos cuidados que serão necessários durante uma década ou mais. O novo dono também terá uma ideia do ambiente em que o cachorro foi criado e do estado de saúde da progenitora.

Os Criadores responsáveis irão fornecer aos novos proprietários informações sobre as características e necessidades exclusivas da raça. Também darão conselhos sobre como cuidar de um cachorro, facultando informações sobre nutrição, uma caderneta de vacinação, detalhes do microchip, resultados de testes de saúde (quando sejam relevantes), um certificado de registo no Livro de Origens e estarão abertos para dar ao novo dono apoio adicional se assim for necessário, durante toda a vida do cachorro.

Um Criador Responsável NUNCA venderá um cão online sem ter conhecido o novo dono pessoalmente para garantir que este irá providenciar um lar adequado para o cachorro.

Os Criadores Responsáveis também poderão ter contratos de venda. Eles irão instruir e insistir claramente que se o novo dono não puder cuidar mais do cachorro por qualquer motivo, o criador o aceitará de volta, seja para mantê-lo ou para realojá-lo.

Além disso, os Criadores Responsáveis conduzirão os testes genéticos disponíveis ou outros testes de saúde e verificações regulares do veterinário nos progenitores dos cachorros, para garantir que quaisquer doenças ou condições genéticas potenciais não sejam transmitidas.

No caso de Criadores registados no Clube de Canicultura, tais testes de saúde e triagens poderão ser uma exigência regulamentada pelo clube da raça ou pelo Clube de Canicultura.

Os testes genéticos serão capazes de fornecer certas garantias de saúde, dependendo da natureza da doença ou potencial doença. Os criadores também vão querer ser informados se o cachorro sofrer de alguma doença ou problema de saúde indesejado.

É vital saber que a saúde do cão é um assunto complexo e que os exames de saúde são apenas uma parte da história. Além das providências executadas por um Criador Responsável, o novo proprietário também irá precisar de garantir os cuidados corretos para com o cachorro.

Os criadores registados no Clube de Canicultura devem vender cachorros apenas com certificado genológico ou Registo no Livro de Origens. Um certificado é a certidão de nascimento do cão. Cães com certificado genológico são identificáveis por serem microchipados. Além das informações que este certificado dá sobre o cão, também mostra os seus antepassados. Mais importante ainda, certifica que o seu cão é de raça pura.

Um certificado genológico é a prova do trabalho de gerações que criadores responsáveis colocam na preservação da raça. Com base na sua natureza, qualquer teste de saúde ou genético que tenham realizado também será listado no registo do LO dos cachorros.

O registo no LO também pode ajudar a provar a propriedade de um cão, dependendo da legislação nacional de um país, e pode ser usado para rastrear um cão ou fornecer a prova de propriedade num processo legal.

Em resumo, estas são algumas razões pelas quais se deve escolher um criador responsável:

» Os criadores responsáveis têm Interesse genuíno e dedicação à raça, incluindo fatores de saúde, de bem-estar e preservação da raça para as gerações futuras.

» Têm conhecimento e experiência sobre a raça, estando envolvidos com a raça por um período de tempo razoável e provaram o seu nível de compromisso.

» Estudaram os Estalões da Raça e realizam a atividade de criação estritamente de acordo com o estalão, para preservar e melhorar a raça. Planeiam cada ninhada cuidadosamente e têm um bom motivo para realizar cada ninhada.

» Irão garantir o bem-estar dos cães criados. Esses cães também podem ser os seus animais de estimação.

» Não têm fins lucrativos e não seguem atalhos, nem fazem concessões em fornecer o melhor cuidado para os cachorros que criam, onde se inclui a nutrição adequada, socialização, exames veterinários regulares, vacinação e desparasitação.

» Tomam muito cuidado ao criar a ninhada, para que os cachorros sejam exemplares da raça saudáveis, mentalmente sãos e bem socializados.

» Examinam os novos proprietários para garantir que são adequados especificamente para o cachorro e para a raça. O futuro bem-estar do cachorro é a sua maior preocupação.

» Aconselham no caso de a raça se encaixar no seu estilo de vida, incluindo quais os conhecimentos ou cuidados especiais que serão necessários para criar e manter seu cão.

» Irão manter contato consigo e ajudá-lo quando necessário depois do seu novo cão chegar à sua nova casa.

Registo de cachorros e certificados

Todos os criadores irão registar as suas ninhadas no Clube de Canicultura. Se o Clube de Canicultura nacional for filiado da FCI, o Pedigree ou Registo no LO será aceite por todos os outros Clubes de Canicultura membros ou parceiros da FCI.

O que é um Pedigree ou Registo no Livro de Origens (LO)?

Um Pedigree ou Registo no LO é a certidão de nascimento de um cão, contendo a sua árvore genealógica. Mais importante ainda, certifica que um cão é de raça pura.

O Registo no LO contém as seguintes informações:
I) Nome oficial do cão
II) Raça
III) Cor
IV) Número de registo
V) Data de nascimento
VI) Sexo
VII) Número do microchip (ou outro número de identificação exclusivo)
VIII) Nome do criador
IX) Por último, contém as informações de linhagem para 3, 4 ou 5 gerações de antepassados, com os seus nomes, cores e informações de registo.

Todos os Registos no LO têm o carimbo oficial emitido pelo Clube de Canicultura desse país. Se for um membro ou parceiro contratual da FCI, o Registo no LO também contém o logotipo da FCI. A FCI tem apenas um registo reconhecido de cães da raça Pedigree (oficialmente denominado Studbook) por cada país.

O Registo no LO também pode mostrar informações adicionais, como testes de saúde ou resultados de testes de DNA, resultados de testes e títulos de exposições de cães. Depende dos regulamentos administrativos do Clube de Canicultura nacional quanto aos detalhes constantes no documento.

Quando um cão ganha um título de campeonato, ele o terá permanentemente anotado no seu Registo no LO. Uma análise mais detalhada dos nomes dos antepassados no Registo no LO da abreviatura “CH” indica quantos campeões fizeram a genética deste cão. Com a criação de cães, isso também pode dar alguma garantia de que a futura prole do cão, se bem acasalada, manterá aquelas características desejáveis.

Outros campeonatos relacionados a desportos caninos e provas como Field e Obediência também têm a sua abreviatura e são anotados no Registo do LO.

O Registo no LO não é um certificado de saúde! É um registo e prova da linhagem e da identidade do cão. Não é um registo de saúde. O certificado de vacinação é a prova oficial das vacinas do seu cão. Um certificado de Registo no LO por si só também não é uma garantia de qualidade.

A regra simples é que todos os cães excecionais são registados, mas nem todos os cães registados são excecionais. “Qualidade” é subjetiva e depende de muitos fatores. É por isso que é importante comprar de um criador registado no Clube de Canicultura.

Uma palavra de cautela: Alguns criadores sem escrúpulos também registam os seus cachorros nos LO. É importante fazer a própria avaliação, com base nas dicas aqui fornecidas para ajudar a identificar um Criador Responsável.

Ao comprar um cachorro de raça pura, nunca devíamos pagar a mais por um Certificado de Registo no LO. Os cachorros devem ser entregues sempre com o Certificado de Registo no LO como prova de raça pura. Pedir dinheiro a mais se alguém quiser um Registo no LO é um truque utilizado pelos negociantes e criadores sem escrúpulos.

Como encontrar um criador através do Clube de Canicultura

Muitos Clubes de Canicultura nacionais também possuem Clubes de Raça com as suas funções e atividades específicas, dedicados e especializados numa determinada raça ou grupo de raças.

Ambas as organizações são ótimas fontes de ajuda e informações na busca para saber mais sobre uma raça escolhida e onde encontrar um Criador Responsável.

Os Clubes de raça também organizam eventos onde é possível participar para aprender mais sobre a raça. É também uma oportunidade de conhecer outros proprietários e criadores, assim como, adquirir mais conhecimento de várias pessoas.

É importante solicitar uma lista de ninhadas ao Clube de Canicultura e ao Clube de Raça. Este deve ser o primeiro passo para encontrar um Criador Responsável.

Também é possível fazer a própria pesquisa para encontrar o criador certo para comprar um cachorro com base nos conselhos e sugestões fornecidas acima.