Skip to content

Comunicado oficial do CPC

O Clube Português de Canicultura une-se à comunidade internacional no seu completo repúdio pelo terrível conflito que neste momento ocorre na Ucrânia após a invasão do exército russo, que está em curso.

Na Europa do século 21 esta ação de total desrespeito pelos direitos humanos mais básicos e pela democracia é no nosso entender totalmente inadmissível.

A nossa comunidade cinológica internacional enfrenta este cenário de guerra entre dois países membros de pleno direito da nossa FCI com grande apreensão e com um enorme conflito de emoções.

A nossa grande família de canicultores, unidos pela mesma paixão, que ao longo do ano convive amigavelmente em tantos eventos espalhados pelo mundo, criando laços de amizade e cooperação, está dividida e ferida na sua integridade mais básica.

Mas a dramática situação vivida pelos criadores e proprietários de cães da Ucrânia, onde muitos perderam todos os seus bens, estão em fuga ou a viver em situações de extrema precariedade e perigo, desperta em todos nós um enorme sentimento de solidariedade.

A Direção do CPC une-se de imediato ao movimento internacional de apoio aos canicultores ucranianos, de forma concreta e real, apoiando em pleno a iniciativa solidária que foi oficialmente anunciada hoje pelo Comité da FCI.

Criaremos também meios e iniciativas específicas tendo em vista providenciar canais próprios de ajuda direta aos canicultores da Ucrânia.

Agregando esforços, unindo a sociedade e a comunidade canina Portuguesa, esperamos contar com o apoio e voluntariado de todos os canicultores Portugueses de boa vontade!

Na certeza que juntos seremos mais fortes e eficazes para minimizar os efeitos desta grande tragédia.

28 de fevereiro de 2022
A Direção do Clube Português de Canicultura

Carla Molinari
Carlos Mocho
Eduarda de Sousa Pires
Francisco Salvador Janeiro
Pedro Marques Rodrigues