Skip to content

CPC participou no 2.º Fórum Nacional das Redes UNESCO

No passado dia 26 de novembro, realizou-se no Altice Fórum Braga, 2.º Fórum Nacional das Redes UNESCO, organizado pela Comissão Nacional da UNESCO.

O Clube Português de Canicultura esteve pela primeira vez presente como membro oficial, após o seu reconhecimento como Clube UNESCO, representado por Eduarda Sousa Pires, Vice-Presidente da Direção do CPC.

Este evento de destaque nacional que reuniu 120 entidades, contou com a participação do Presidente da Assembleia da República, Professor Doutor Augusto Santos Silva, na Conferência inaugural, entre outras ilustres figuras.

Após realizada a credenciação no congresso, numa das fases de trabalho as diferentes entidades foram divididas em quatro mesas redondas, com diferentes temas a discussão.

A nossa escolha recaiu para a “Cultura, Património e Criatividade”, uma excelente oportunidade para promover a Canicultura e todas as áreas que nela concernem.

A cada entidade coube a responsabilidade de realizar a apresentação preparada para o evento, explanando um pouco do trabalho e objetivos num período próximo.

A apresentação do CPC centrou-se nas nossas Raças Portuguesas como Património Histórico e Cultural, no impacto socio-económico que traduzem nas diversas regiões: apoiando e preservando as tradições e classes laborais; a preservação de outras espécies animais, algumas das quais ameaçadas; o papel importante no apoio a transumância, entre outras valências e dados preponderantes.

Foi ainda abordado: o papel do cão de raça na sociedade e a sua utilidade; o projeto do cão de raça no auxílio como terapias assistidas; o bem estar animal; o Programa de Responsabilidade Social; o projeto Todos pela Ucrânia; entre outras matérias de enorme importância referentes à Canicultura.

No espaço expositivo os participantes puderam visitar as diversas exposições da Comissão Nacional da UNESCO sobre Património Mundial, Reservas da Biosfera e a 1ª Travessia aérea do Atlântico Sul, entre outras, e tomar conhecimento do trabalho desenvolvido pelas diferentes redes em Portugal.

No encerramento e apresentação dos resultados foi realizada uma votação para destacar três entidades pelo trabalho que desenvolvem como exemplo de Boas Práticas.

É com imensa alegria e sentido de missão que informamos que fomos uma dessas três escolhidas para receber a Menção como exemplo de Boas Práticas.

Um detalhe que nos enche de orgulho, mas que acima de tudo nos transmite ainda mais vontade de levar avante os projetos delineados que temos para o futuro sempre pelo bem da nossa Canicultura.