Skip to content

Especializada do Cão Barbado da Terceira e Concurso Canino

Uma moldura humana extraordinária assistiu ao Concurso de diversas raças caninas e à Especializada do Cão Barbado da Terceira, julgada pela Juiz Amélia Taborda. Inseridos no ringue da I Feira do Animal realizada na Ilha da Terceira, na cidade Angra do Heroísmo, a 1 e 2 de Abril.

Foram inúmeras as raças que estiveram a Concurso, destacando o maior número para os exemplares do Cão de Fila de São Miguel.

Rottweiler, Boxer, Pastor Alemão, Perdigueiro Português, Labrador, Golden, Pug e Barbado da Terceira, estiveram bem representados, sem esquecer o grande vencedor, um excelente Cão da Serra da Estrela.

Estiveram presentes 14 exemplares na 4.ª Exposição Canina Especializada do Cão Barbado da Terceira, cujo vencedor foi um belo exemplar na classe de Campeões.

Excelente a qualidade de Barbados apresentada no seu solar. Gostaríamos de ter visto uma maior homogeneidade na raça, mas o necessário será mesmo mudar mentalidades e dinamizar uma criação bem estruturada e um apoio à divulgação desta raça para que não se perca este património nacional .

Uma ótima organização da Associação Açoriana dos Criadores dos Cães Barbados da Ilha Terceira, na pessoa de Roberto Cota, com apoio do Governo dos Açores.

Parabéns à organização na pessoa da Eng.ª Nuna Faria, pela diversidade de demonstrações caninas apresentadas e de palestras realizadas, onde a importância do bem-estar animal esteve bem patente.

Um agradecimento à Eng.ª Paula Braga e à comissária do Concurso e Especializada do Cão Barbado, Guida Rodrigues.

O Vice-presidente Salvador Janeiro, delegado do CPC aos eventos de canicultura, debateu com o Sr. Secretário Regional da Agricultura, Eng.º António Ventura, e com o Sr. Diretor Regional da Agricultura, Eng.º Pedro Ribeiro, temas de interesse mútuo, sendo o Cão Barbado da Terceira, o abandono e o bem-estar animal,  também uma preocupação dos políticos da Governo Açoriano.

Por: Francisco Salvador Janeiro, Vice-presidente da Direção do CPC

Resultados do Concurso Geral de Raças Caninas

Classe Jovens Macho
1° lugar – Cão de Pastor Alemão
2° lugar – Rottweiler
3° lugar – Pug

Classe Jovens Fêmeas
1° lugar – Cão de Fila S. Miguel
2° lugar – Pug
3° lugar – Cão de Pastor Alemão

Classe Machos Adultos
1° lugar – Cão da Serra da Estrela
2° lugar – Rottweiler
3° lugar – Cão de Fila S. Miguel

Classe Fêmeas Adultas
1°lugar – Rottweiler
2°lugar – Cão de Fila S. Miguel
3°lugar – Perdigueiro Português