Skip to content

VI Meeting do Cão de Água Português

Lagos e Sagres foram o palco da 6.ª edição do Meeting do Cão de Água Português, dois fins-de-semana dedicados à raça, que incluiu a Monográfica e 4 Provas de Trabalho, organizada pela APCAP – Associação para a Protecção do Cão de Água Português.

Nos dias 1 e 2 de outubro estavam previstas duas provas de trabalho no Cais da Solaria, em Lagos.

No sábado, a juíza foi Filomena Braancamp, a prova contou com 7 inscrições e foi realizado o tirocínio para Juiz de Provas Práticas de três novos candidatos.

No domingo a prova não se realizou devido a uma forte suestada com mar perigoso. A praia e a água estavam cheias de algas o que tornou impossível a realização da prova.

A 34.ª Exposição Canina Monográfica do Cão de Água Português teve lugar no dia 8 de outubro, em Sagres, organizada pela APCAP – Associação para a Protecção do Cão de Água Português.

Os 20 exemplares inscritos foram avaliados pelo juiz Francisco Salvador Janeiro (PT). Maria Filipe Castro Ferreira foi a Delegada do CPC neste evento.

Melhor Exemplar da Raça
BOB: “Aquafortis Robel the One”
BOS: “Ankors Corveta”

BOB: “Aquafortis Robel the One” de Runi Kristiansen

BOS: “Ankors Corveta” de A.J. Bongiovanni & J. L. Heard

Melhor Cachorro: “Friends will be Friends da Pedra da Anixa” de Marta Flores Ribeiro
Reserva: “Enlace das Cantigas de Lisboa” de Lúcia Marcos

Melhor Veterano
“Frida da Casa da Buba”

Troféu António Constant
“Indy da Casa da Buba” de Luís Miguel Silva

O Troféu António Constant é atribuído ao exemplar que obteve mais pontos no Nível II e III durante o ano nas Provas de Trabalho, sendo sempre entregue na Monográfica do ano seguinte.

Este ano foi entregue o Troféu António Constant referente a 2019, porque em 2020 e 2021 não houve autorização para realizar as provas por parte da DGAV e das autoridades locais.

Neste dia, à tarde, realizou-se a 15.ª Prova de Trabalho na praia da Baleeira, em Sagres, com o juiz Silvino Macau . No domingo, dia 9, teve lugar a 16.ª Prova de Trabalho com o juiz Francisco Salvador Janeiro. As provas contaram com 10 inscrições. No decorrer das Provas de Trabalho foram feitos novos tirocínios aos 3 candidatos.

O 6.º Meeting teve o apoio da Câmara Municipal de Lagos, da Câmara Municipal de Vila do Bispo, de O Martinhal Sagres Beach Family Resort Hotel e do Clube Português de Canicultura.

Por: Subcomissão de Provas Práticas para Cães de Água